top of page
Buscar
  • Renata Ruiz | ANPC

Fauna, Flora e Funga


"DANDO AOS FUNGOS O RESPEITO QUE MERECEM: FAUNA, FLORA… FUNGA" foi com esta frase vinda do grupo MICOLAB da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC que a nossa cadeia acordou nesta quarta-feira.

Imagem: Alejandro Sequeira

E o belo texto publicado na fanpage do grupo diz assim:

"DANDO AOS FUNGOS O RESPEITO QUE MERECEM: FAUNA, FLORA… FUNGA. Dia 18 de dezembro de 2018, na IMA Fungus, revista da Associação Internacional de Micologia, foi proposta a autonomia dos fungos, para corrigir com um erro histórico de incluí-los nas categorias “Fauna e Flora”. "Funga" é o termo que acolhe a diversidade do reino Fungi. A publicação foi um esforço conjunto de argentinos, chilenos, brasileiros e o destacado micólogo estadounidense Donald H. Pfister. A necessidade de um termo coletivo para mencionar os fungos é reconhecida entre os micólogos ativos em movimentos de conservação. Em um âmbito global os organismos macroscópicos vivos são tratados como Fauna e Flora, com omissão total dos fungos ou de qualquer organismo microscópico. Não existia um termo equivalente. Funga vem cumprir essa função. “Es novedoso y es justo, porque tratar a los hongos como plantas o animales es una falta grave. No se nos ocurriría decir que los animales tienen tallo, ni que las plantas tienen hígado. Entonces, ¿por qué asignarle lenguaje propio de plantas y animales a los hongos, que constituyen un Reino propio? Esto hace justicia al Reino de los hongos", comenta a micóloga chilena fundadora da Fundación Fungi, Giuliana Furci. A incorporação do Reino Fungi às políticas públicas renderá proteção efetiva às plantas, animais e fungos. A aceitação do reconhecimento dos organismos macroscópicos da Terra como Fauna, Flora e Funga dará início a mudanças substanciais em políticas educativas e agrícolas. Isso facilitará a incorporação da micologia em assuntos de interesse nacional, tais como conservação, educação, proteção de hábitats e de suas espécies. "La propuesta se centra en la naturalización del término en el lenguaje, de manera tal que los hongos no puedan ser dejados de lado en la educación ni en la política. Para esto es importante utilizar un término simple, eufónico y paralelo a los que la gente ya conoce", mencionou o micólogo argentino Francisco Kuhar. O uso das 3F (Fauna, Flora e Funga) em assembleias internacionais como a União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) e a Convenção sobre a Diversidade Biológica das Nações Unidas (CDB), proporcionará uma base moderna para servir de referência a um dos maiores grupos de organismos na Terra.

...

Descrição das imagens: FIG. A: Diana “Funga” como aparece na obra de Schaeffer (1774). FIG B: Reprodução do artista brasileiro Claudio Toscan Jr."

"Funga" este termo defini a nossa Cadeia, defini a diversidade do reino Fungi. Fauna, Flora & Funga (FF&F). Deixamos aqui nosso agradecimento e gratulação aos Pesquisadores de Hongos de Argentina, CONICET - Francisco Kuhar , Fundación Fungi, Hongos de Chile - Giuliana Furci, MICOLAB-UFSC - Elisandro Ricardo Drechsler-Santos e da Universidad de Harvard - Donald Pfister.

Para mais informações acessar o link do artigo aqui.


867 visualizações0 comentário
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page