top of page
Buscar
  • Renata Ruiz | ANPC

Os Fungos que Iluminam a Mata Atlântica


Veja os fungos que iluminam a Mata Atlântica através do trabalho de Pesquisadores do IPBio – Instituto de Pesquisas da Biodiversidade

"Os Incríveis Seres Luminosos da Mata Atlântica" é um documentário para a expansão do conhecimento da Mata Atlântica, Pesquisadores do IPBio – Instituto de Pesquisas da Biodiversidade participaram da produção de um artigo publicado no jornal cientifico Scientific Reports sobre a descoberta do primeiro organismo terrestre com bioluminescência azul para toda à América Latina.

Trata-se de um díptero (mosquito), que emite luz azul na fase larval. Por se tratar de uma espécie nova, até então desconhecida pela ciência, os autores homenagearam o IPBio conferindo o nome científico Neoceroplatus betaryiensis, em alusão ao fato da espécie ter sido encontrada pela primeira vez na Reserva Betary, uma unidade do instituto, em Iporanga, sul do estado de São Paulo. O artigo chamado "Neoceroplatus betaryiensis nov. sp. (Diptera: Keroplatidae) is the first record of a bioluminescent fungus-gnat in South America" foi publicado em conjunto com parceiros acadêmicos da UFScar - Universidade Federal de São Carlos, UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Instituto de Química da USP – Universidade de São Paulo.

Para saber mais sobre o IPBio, visite o site do IPBio aqui. Leia o artigo clicando aqui.


441 visualizações0 comentário
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page