top of page
Buscar
  • Renata Ruiz | ANPC

Chef. Alex Atala Anuncia ao Mundo da Gastronomia As Trufas Brasileiras


Na ultima semana, o Profº Marcelo Sulzbacher pesquisador da UFSM coletou as primeiras Trufas brasileiras, chamadas Trufas Sapucay (Tuber Floridanum) produzidas através de sua pesquisa com um resultado de sucesso.

Neste sábado, o grande Chef. Alex Atala, em sua aula no Mesa Tendências, maior evento anual gastronômico da América Latina que acontece em São Paulo, anunciou ao mundo da gastronomia, o trabalho do pesquisador Marcelo Sulzbacher AS PRIMEIRAS TRUFAS BRASILEIRAS.

A Trufa ou Túbera, como são conhecidas popularmente, possuem um alto valor gastronômico por sua raridade e complexidade na produção. As Trufas, um género de fungos da família Tuberaceae, são corpos frutíferos subterrâneos das espécies de Tuber sendo consumidas pelo ser humano há mais de três mil anos.

A Trufa nasce sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiras, mas o aqui no Brasil elas estão sendo introduzidas pelo Profº Marcelo Sulzbacher a partir da pecan (Carya illinoinensis). Possuem aspecto de mármore negro e bege como é possível observar na foto acima.

Para saber mais sobre o estudo é possível acessar clicando aqui.


391 visualizações0 comentário
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
bottom of page