Rua São Salvador nº 58, Costeira

São José dos Pinhais-PR, Brasil. CEP 83015-220
+ 55 (11) 98080-6614      

                anpccogumelos@gmail.com

Área dos associados

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

©2018 anpccogumelos.org | Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Buscar
  • Renata Ruiz | ANPC

NOTA IMPORTANTE AOS FUNGICULTORES


NOTA IMPORTANTE PRINCIPALMENTE PARA OS FUNGICULTORES QUE POSSUAM CERTIFICAÇÃO ORGÂNICA

PREZADOS FUNGICULTORES,

O MAPA (Ministério da Agricultura) pôs sob consulta uma nova Instrução Normativa (IN, portaria 162) a qual pode gerar interpretações negativas sobre a cadeia fungícula nacional que se utiliza de certificações e selos “orgânicos”.

Há um ponto na IN – Anexo V que nos chamou a atenção. Ao tratar do substrato para produção fora do solo, a produção de cogumelos é explicitamente mencionada. Se o substrato for obtido em sistema orgânico, não poderá causar dano ambiental (até aqui, ok!). Entretanto, se o substrato for obtido de fora do sistema orgânico, 50% da composição do substrato deverá ser oriundo de sistemas orgânicos de produção, “isto é um problema”, visto que boa parte dos produtores de cogumelos certificados, acabam que provando a “inocuidade e isenção de traços de pesticidas e produtos não permitidos na produção orgânica” através de analises e auditoria, visto que, alguns dos principais substratos para o cultivo não possuem fornecedores certificados, como por exemplo fornecedores de serragem, feno orgânico etc.

Acreditamos que essa proposta na IN tenha surgido devido as alterações que estão sendo propostas na produção de mudas de hortaliças. Por uma questão de isonomia, o MAPA pede que 50% da composição do substrato de hortaliças seja oriundo de sistema orgânico de produção. Então, pediu também para a produção de cogumelos.

A consulta pública esta aberta no MAPA e é importantíssimo que os produtores certificados assim como os demais interessados em uma futura certificação orgânica se pronunciem, caso contrario a IN poderá inviabilizar a certificação de cogumelos orgânicos no Brasil.

Para fazer a consulta no site do MAPA clique aqui.

Para visualizar a IN clique aqui.


625 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle