Rua São Salvador nº 58, Costeira

São José dos Pinhais-PR, Brasil. CEP 83015-220
+ 55 (11) 98080-6614      

                anpccogumelos@gmail.com

Área dos associados

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle

©2018 anpccogumelos.org | Todos os direitos reservados.

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
Buscar
  • EMBRAPA

Pesquisadora brasileira ensina produtores de Gana, na África, sobre cultivo de cogumelos


Já retornou de Accra, capital de Gana, na África, a pesquisadora Arailde Fontes Urben, da Embrapa, que ministrou o primeiro curso sobre cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais utilizando a tecnologia chinesa Jun-Cao modificada pela Embrapa em território africano e coletar cogumelos.

Na viagem, que durou um total de 17 dias, foram treinados 12 produtores rurais que atuarão como agentes multiplicadores do cultivo de cogumelos na região, melhorando a dieta alimentar e a renda da população local e ensinando a aproveitar os resíduos agrícolas na produção desses fungos. Também foram coletadas e identificadas 52 espécies de cogumelos em quatro reservas florestais do país.

A ideia faz parte do projeto de investir em agricultura para combater os problemas de desnutrição no continente. No total foram treinados 12 alunos na técnica Jun Cao, que, no caso de Gana, utilizou como substrato resíduos de grãos e cereais. Alguns dias depois, os pesquisadores e um grupo de alunos viajaram para Atiwa Forest Reserve, reserva florestal onde foi feita a primeira coleta de cogumelos. No caminho, o grupo visitou um produtor de cogumelos em Atiwa e deu orientações sobre como melhorar a produção em termos de produtividade e higiene. Nesta reserva, foram coletadas diferentes espécies durante quatro dias.

O trabalho da Embrapa em Gana faz parte de um projeto da Plataforma África-Brazil de Inovação Agropecuária, lançada em 2010 para envolver, de forma rápida, eficiente e sem grandes custos, pesquisadores brasileiros da Embrapa e pesquisadores africanos num esforço conjunto para buscar soluções para os problemas da agropecuária na África, em especial dos pequenos produtores. Atualmente a plataforma conta com 42 projetos de pesquisa entre instituições africanas e centros de pesquisa da Embrapa, sendo 18 ações na África Ocidental, 18 na Oriental, 3 na África Austral e 3 na Central, abrangendo um total de 20 países. O projeto executado em Gana tem o título de "Caracterização, conservação e domesticação de cogumelos nativos comestíveis e medicinais em resíduos agrícolas", cujo objetivo principal é transferir tecnologia e capacitar recursos humanos. Link: http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2013/06/pesquisadora-brasileira-ensina-produtores-de-gana-na-africa-sobre-cultivo-de-cogumelos-4159268.html

#mercado

15 visualizações
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle